Um espaço direcionado ao aprendizado da arte, ciência e cultura. Uma abordagem crítica e direta sobre vários assuntos do saber.
domingo, 27 de setembro de 2015
quinta-feira, 24 de setembro de 2015
- Lista de exercícios para o 2º ano!
- 1 A velocidade de uma reação química depende
I. do
número de colisões intermoleculares por unidade de tempo.
II. da
energia cinética das moléculas que colidem entre si
III. da
orientação das moléculas de colisão, isto é, da geometria da colisão.
Estão corretas
as alternativas:
(A) I,
II e III
(B)
Somente I
(C)
Somente III
(D)
Somente I e II
(E)
Somente II
2. 2. Quando
se leva uma esponja de aço à chama de um bico de gás, a velocidade da reação de
oxidação é tão grande que incendeia o material. O mesmo não ocorre ao se levar
uma lâmina de aço à chama. Nessas experiências, o fator que determina a
diferença de velocidade de reação é:
(A) a
pressão
(B) a
concentração
(C) o
catalisador
(D) a
superfície
(E) o
estudo físico
3. 3.Reações
químicas ocorrem, geralmente, como resultado de colisões entre partículas
reagentes.Toda reação requer um certo mínimo de energia, denominada energia de
ativação. Os gráficos abaixo representam diferentes reações químicas, sendo: R
= reagente e P = produto
Aquele
que representa um processo químico exotérmico de maior energia de ativação é o
de número:
(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4
(E) 5
4. 4 A
sabedoria popular indica que, para acender uma lareira, devemos utilizar
inicialmente lascas de lenha e só depois colocarmos as toras. Em condições
reacionais idênticas e utilizando massas iguais de madeira em lascas e em
toras, verifica‐se que a
madeira em lascas queima com mais velocidade.
O fator
determinante, para essa maior velocidade da reação é o aumento da:
(A)
pressão
(B)
temperatura
(C)
concentração
(D)
superfície de contato
(E)
elétrons
5. 5 A
quantidade mínima de energia necessária para que as moléculas possam reagir
chama‐se:
(A)
energia de ionização;
(B)
energia de ligação;
(C)
energia de dissociação;
(D)
energia de ativação;
(E)
energia de excitação.
terça-feira, 22 de setembro de 2015
Envase de pilotos em sala estéril para testes de instabilidade farmacêutico!
Bem, olhem só o Tio Jota em ação na industria farmacêutica!
Esse vídeo mostra o envase de pilotos para testes de instabilidade.
segunda-feira, 21 de setembro de 2015
SEM UM PROFESSOR, EM UM DETERMINADO MOMENTO EM SUA VIDA, VOCÊ NÃO ESTARIA LENDO ISSO AGORA!
A profissão de professor é sim, a mais bonita e honrosa de todas as profissões, contudo venho a chamar atenção para as professoras do infantil! Esses profissionais, na maioria mulheres, são nossas segunda mãe durante nossa infância. O melhor salário de professor é o de professor universitário, com seus mestrados e doutorados, mas o que seria de nossos diplomas sem a professora que nos ensinou a ler, escrever, a pintar, a cantar, que nos deu banho, no ensinou a entrar na fila, pegou nossa mão com tanto carinho e, disse "levanta, não foi nada" cada vez que levamos um tombo? Que passou horas e horas fazendo seu planejamento e pensando em formas criativas de aprendermos aquilo que, na época, era tão difícil, escrever nosso nome! Nosso nome, o nome de uma pessoa é seu registro para o resto de sua vida, não importa se for médico, nutricionista, engenheiro, advogado, biólogo, psicólogo ou químico, seu nome foi aquela professora do infantil que com tanto amor, nos fez repetir várias vezes!
Que pena que o nosso Brasil não valoriza nossa professora do infantil, ganhando apenas um salário mínimo por turno, essa professora tem que dá todo seu amor para seus filhos "adotivos" enquanto sua família passa fome em casa!
Aqui meu reconhecimento e gratidão a todas as "titias" do infantil! Tudo que somos é graças a Deus e a vocês!
Amém!
A pílula do dia seguinte!
A pílula do dia seguinte |
A QUÍMICA DA "PÍLULA DO DIA SEGUINTE"
Após uma relação sexual desprotegida, a pílula do dia seguinte deve ser tomada o mais rápido possível, de preferência dentro das primeiras 72 horas (3 dias). Porém, apesar da clássica recomendação de 72 horas, até o limite de 120 horas (5 dias) a contracepção de emergência pode ainda ser eficaz. É importante notar, entretanto, que a cada dia que passa a eficácia contraceptiva do esquema se reduz, principalmente após as primeiras 72 horas.
Como a pílula do dia seguinte é mais efetiva nas primeiras horas, recomenda-se que todas as mulheres com vida sexual ativa, que não planejam ter filhos no momento, tenham pelo menos 1 caixa do medicamento em casa para que o mesmo possa ser usado rapidamente em caso de emergência.
Atenção: a pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência e assim deve ser encarada. Devemos ter todo o cuidado para não banalizar o uso da pílula do dia seguinte, não só porque ela não é tão efetiva quanto os métodos de controle de natalidade tradicionais, como também porque a dose de hormônios contida na mesma é mais elevada do que nos anticoncepcionais comuns, podendo causar efeitos colaterais graves se usada repetidamente.
O levonorgestrel é uma progesterona sintética, que atua como método contraceptivo de emergência por três mecanismos
Como a pílula do dia seguinte é mais efetiva nas primeiras horas, recomenda-se que todas as mulheres com vida sexual ativa, que não planejam ter filhos no momento, tenham pelo menos 1 caixa do medicamento em casa para que o mesmo possa ser usado rapidamente em caso de emergência.
Atenção: a pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência e assim deve ser encarada. Devemos ter todo o cuidado para não banalizar o uso da pílula do dia seguinte, não só porque ela não é tão efetiva quanto os métodos de controle de natalidade tradicionais, como também porque a dose de hormônios contida na mesma é mais elevada do que nos anticoncepcionais comuns, podendo causar efeitos colaterais graves se usada repetidamente.
O levonorgestrel é uma progesterona sintética, que atua como método contraceptivo de emergência por três mecanismos
– Inibe a ovulação.
– Impede a fertilização do óvulo pelo espermatozoide.
– Impede que óvulo fecundado se aloje no útero.
– Impede a fertilização do óvulo pelo espermatozoide.
– Impede que óvulo fecundado se aloje no útero.
sábado, 19 de setembro de 2015
Sua cerveja está quente e não quer esperar muito? Veja como congelar sua bebida em 3 minutos!
A festa começou, as pessoas não param de chegar e, a cerveja acabou de chegar, mas está quente e naquele abre e fecha da geladeira, todas as bebidas não ficam geladas e você será o gênio que salvará todo mundo dessa fria.
Jogar sal no gelo faz com que ele derreta, porque a temperatura de fusão (passagem da água do estado sólido para o líquido) diminui. A temperatura de fusão da água é de 0°C , mas, quando se joga sal no gelo, a fusão ocorre a uma temperatura inferior a essa.
O efeito do sal em diminuir a temperatura de fusão da água é usado nos países onde costuma nevar. O sal é jogado nas ruas e calçadas para derreter o gelo.
Esse mesmo efeito pode ser usado para tornar as bebidas mais geladas. A água líquida conduz melhor o calor do que o gelo. Além disso, o líquido resultante da mistura de gelo e sal está a uma temperatura abaixo de 0°C . Tudo isso faz com que a energia térmica da bebida seja "removida" com maior velocidade, tornando a bebida mais gelada em menos tempo.
Quando se coloca sal ou álcool em gelo formado por água pura diminui-se o ponto de fusão, logo, não consegue ficar congelada. O gelo derrete, mas o processo de derretimento do gelo é um processo endotérmico, ou seja, absorve calor do meio para poder ocorrer. Uma vez que o gelo é derretido pela adição do sal e álcool, este processo rouba calor do meio externo, fazendo com que a temperatura do recipiente diminua abaixo de zero.
RESUMINDO NO POPULAR: O sal e o álcool obrigam o gelo a derreter, mas para o gelo derreter ele precisa de calor, então ele tira o calor do próprio ambiente e quem é que está no ambiente? Sua bebida!!! O gelo tira o calor da bebida para derreter e a bebida perdendo calor fica GELADA!
Agora vamos para os passos:
- Pegue uma caixa térmica (pode ser de isopor)
- Coloque sua bebida dentro.
- Coloque o saco de gelo por cima e por baixo da bebida
- Jogue meio quilo de sal por cima.
- Jogue meio litro de álcool por cima.
Obs: Essa proporção é para cada saco de gelo e cuidado para não passar mais que 3 minutos, você pode congelar demais a bebida!
sexta-feira, 18 de setembro de 2015
Quer o melhor acompanhamento escolar e psicológico para seu filho? Tia Carol é a solução!
Professora com mais de 5 anos de experiência em educação infantil, além de psicóloga direcionada para os problemas mais frequentes da criança e do adolescente. Tia Carol Tavares, seriedade e comprometimento com a educação de seu filho.
Em breve teremos videoaulas de Química e Matemática.
Obrigado a todos por visitarem nosso blog, ele foi criado para ensinar de forma direta e divertida! Em breve, eu e meus companheiros postaremos videoaulas superdinâmicas e direcionadas para o Ensino Fundamental II e Médio! Além de muitas curiosidades sobre nosso Mundo e Universo! Nosso muito obrigado.
24 HORAS DEPOIS DE UMA RELAÇÃO SEXUAL COMEÇOU A SENTIR COCEIRAS E CORRIMENTO VAGINAL? SUJA DIARIAMENTE A CALCINHA COM UM CORRIMENTO LEITOSO E COM MAU CHEIRO? CALMA, NÃO É O FIM DO MUNDO! VOCÊ PODE ESTÁ COM UMA VAGINITE MUITO COMUM ENTRE AS MULHERES SEXUALMENTE ATIVAS!
Candidíase vaginal |
Emoticon smile
A Candida albicans é um fungo comum da flora vaginal, estando presente em 1 a cada 5 mulheres. A sua presença em si não representa nenhum perigo para pessoas saudáveis. A candidíase doença só surge quando a população de cândidas colonizando a pele aumenta demasiadamente. Este aumento pode ser estimulado pelo uso de antibióticos, anticoncepcionais com elevadas doses de hormônios, diabetes, alterações do sistema imunológico, uso de glicocorticoides, entre outros. Portanto, ter Candida albicans colonizando a região genital não significa necessariamente que a mulher terá a doença candidíase.
SEM PÂNICO - Candida albicans pode até ser transmitida pela via sexual em alguns casos, mas na maioria das vezes o fungo tem origem na própria pessoa, geralmente do trato gastrointestinal. Mulheres virgens ou sem relação sexual há anos podem ter episódios de candidíase vaginal, motivo pelo qual essa micose não é considerada uma doença sexualmente transmissível.
O tratamento da candidíase só esta indicado nas mulheres que apresentam queixas de vaginite, como prurido ou ardência vaginal, corrimento brancacento ou dor na região vaginal na hora de urinar ou durante o ato sexual. Mulheres assintomáticas não precisam tomar remédios para candidíase. O mesmo vale para os parceiros assintomáticos.
Existem várias opções de remédios e pomadas para candidíase vaginal.
os comprimidos por via oral, quanto os tratamentos tópicos intravaginais, como pomadas, cremes ou óvulos, são altamente eficazes, com taxa de cura acima de 90%. Como a eficácia é semelhante, escolha do tratamento mais adequado, seja ele oral ou intravaginal, deve ser decidida em conjunto com a paciente, de acordo com as vantagens e desvantagens de cada forma.
Existem várias opções de remédios e pomadas para candidíase vaginal.
os comprimidos por via oral, quanto os tratamentos tópicos intravaginais, como pomadas, cremes ou óvulos, são altamente eficazes, com taxa de cura acima de 90%. Como a eficácia é semelhante, escolha do tratamento mais adequado, seja ele oral ou intravaginal, deve ser decidida em conjunto com a paciente, de acordo com as vantagens e desvantagens de cada forma.
O Fluconazol em comprimido, 150 mg em dose única, é o tratamento mais usado para candidíase vaginal
OS MÉDICOS INDICAM O TRATAMENTO JUNTO COM UMA POMADA, Clotrimazol para candidíase
– Clotrimazol creme 1% – 1 aplicação (5 g) à noite por 6 a 7 dias.
– Clotrimazol creme 2% – 1 aplicação (5 g) à noite por 3 dias.
– Clotrimazol creme 1% – 1 aplicação (5 g) à noite por 6 a 7 dias.
– Clotrimazol creme 2% – 1 aplicação (5 g) à noite por 3 dias.
PROCURE SEU MÉDICO!
Por que choramos ao corta uma cebola?
Cebola e o lacrimejar dos olhos |
Quando precisamos cortar uma cebola vem logo a preocupação com a ardência que ela provoca, não é? Vamos descobrir os motivos pelos quais nós, ao cortarmos cebolas, não conseguimos conter as lágrimas. QUAL SERÁ A QUÍMICA POR TRÁS DISSO?
O "vilão" desta história é o ácido propenilsulfênico, o fator lacrimogêneo que irrita os olhos e dispara o reflexo de produção de lágrimas em abundância Ele se forma através de reações químicas em sequência: quando cortamos a cebola, rompem-se vacúolos liberando as enzimas que promovem a formação dos compostos sulfurados, ou seja, algumas células da cebola se abrem e deixam escapar uma série de compostos.
Um deles é formado por enxofre, e por isso dizemos ser compostos sulfurados: o sulfóxido do aminoácido cisteína e enzimas chamadas alinases, que provocam a transformação do sulfóxido em ácido propenilsulfênico. Este ácido sulfênico é instável e decompõe-se num gás volátil. O gás dissipa-se pelo ar e atinge nossos olhos, reagindo com a água e formando uma solução de ácido sulfúrico.
O ácido formado irrita as terminações nervosas do olho, fazendo-os arder, e as glândulas lacrimais são estimuladas a produzir lágrimas para lavar o globo ocular para retirar o ácido sulfúrico.
AS MANEIRAS DE CONSEGUIRMOS DIMINUIR A FORMAÇÃO DO ÁCIDO SULFÚRICO SÃO:
- Cortar a cebola dentro de uma bacia com água ou em água corrente: o ácido irá se formar antes de atingir os olhos, e como ele não é volátil, não conseguirá atingi-los, a não ser que coloquemos as mãos sujas nos olhos;
- Outra opção será cortá-la gelada ou com uma faca gelada, o que irá diminuir a difusão das enzimas e do gás.
- Podemos também usar uma faca bem afiada, pois assim rompemos menos as células da cebola, e por consequência ocorrerá menos liberação dos compostos de enxofre que desencadeiam todo o processo de irritação nos olhos.
Assinar:
Postagens (Atom)